quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aparelho da radio está quebrado

Olá!
  Quando minha oncologista me encaminhou a radioterapia, disse para eu não ficar preocupada caso eu fique um ou dois dias sem fazer a radiação, pois é comum o aparelho quebrar. Ok. Mas essa semana só fiz a radiação na segunda-feira. Eles estão tentando consertar o aparelho e nada. Ligo todos os dias e hoje fui informada que seremos remanejados para outro aparelho. Puxa, quase uma semana!? Fazer o que? Aguardar.
  Para mim, tudo está sendo bem tranquilo. Não me importo de ir todos os dias à clinica, vou feliz e contente.  

  Então é isso, por enquanto aguardando o retorno às sessões. =)



Informações sobre a radioterapia encontradas no site amigas do peito.

Radioterapia

Na terapia com radiação (também chamada radioterapia), raios de alta energia são usados para lesar as células cancerosas e deter seu crescimento e divisão, de forma muito eficiente. A radioterapia reduz o risco de reincidência do câncer de mama em 70%.  A radioterapia pode ser realizada de 3 formas:
Radiação externa: os raios provêm de um aparelho de radioterapia e são dirigidos a mama. No início do tratamento, é feita uma simulação e uma marcação com tinta é feita sobre a pele, para orientar a incidência da radiação, que deve ser sempre a mesma ao longo do tratamento. Por isso, a paciente deve posicionar o corpo na mesma maneira a cada aplicação e permanecer imóvel enquanto recebe a radiação. Tipicamente, o tratamento é administrado 5 dias por semana durante 5 a 6 semanas. Ao seu término, uma "carga" extra de radiação é algumas vezes administrada ao local onde o tumor foi retirado. Esta carga extra é chamada de "boost" ou reforço.
O oncologista radioterapeuta explicará os possíveis efeitos adversos da radioterapia do câncer de mama - incluindo efeitos adversos infreqüentes que envolvem o coração, pulmões e costelas. Um  dos efeitos adversos mais comuns é a fadiga, especialmente nas últimas semanas de tratamento, que pode persistir por mais algum tempo.
O repouso é importante, mas os médicos geralmente aconselham suas pacientes a manter uma atividade razoável, coincidindo suas atividades com seu nível de energia.
Também é comum a pele se tornar vermelha, seca, sensível e pigmentada. Ao final do tratamento, a pele poderá se tornar úmida, com drenagem de secreção.
O máximo de exposição desta área ao ar faz com que a cura das lesões da pele seja possível e mais rápida. Como soutiens e alguns tipos de roupas promovem atrito e causam irritação, as pacientes devem vestir roupas de algodão mais largas. É importante o cuidado com a pele nesta fase. As pacientes devem verificar com seu médico antes de utilizar qualquer produto (desodorantes, loções ou cremes) sobre a área tratada. Os efeitos da radioterapia sobre a pele são temporários, e a área afetada se cura gradativamente após o término do tratamento. Pode haver, no entanto, uma alteração permanente na coloração da pele.
Em muitas mulheres, a mama permanece com o mesmo aspecto anterior à radioterapia. Ocasionalmente, a mama tratada poderá ser mais firme, um pouco maior (devido ao acúmulo de líquido) ou menor (devido a alterações no tecido). A pele da mama pode tornar-se mais ou menos sensível após a radioterapia.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minha pele por enquanto está um pouquinho vermelha e mais aquecida no local. Não está sensível, ardida, acho até que melhorou a sensibilidade que tinha diminuido por conta da cirurgia.

Muita luz e saúde a todos!

=)


Nenhum comentário:

Postar um comentário